sábado, 16 de maio de 2009

voduísmo de A a Z "bonecos manipuladores''


Como em muitas religiões, o vodu também possui um templo. Mas o que caracteriza o santuário é uma coluna chamada poteau-mitan. Localizada no centro do templo, essa coluna é considerada sagrada pelos seguidores e é em sua volta que as cerimônias de comunicação com as divindades são realizadas. Ao redor da poteau encontram-se desenhos decorativos chamados vevers. São representações heliográficas de diversasentidades adoradas no vodu.


VODU está ligado ao HAITI , por isso vamos primeiramente conhecer um pouco deste misterioso país, localizado na América Central. A etnia do Haiti, foi sendo formando pelos escravos africanos vindo do DAOMÉ (Cultura Fon). No Brasil, os escravos vinham da Nigéria (Cultura Ioruba, e Bantos), por isso a diferença entre os costumes religiosos dos negros do Haiti, e do Brasil.

A palavra do VODU, possui vários significados, com isso muitos pesquisadores se confundem. Até mesmo a grafia é variada, sendo estas as mais usadas; VODU, VOODOO, VODUN, VAUDOU, VAUDOUX, VADON, WOODOO, HOODOO.


Vamos ver algumas entidades do VODU Haitiano
OBATALÁ - Virgem Maria das Mercês ALEGUÁ -
Almas do Purgatório JIMÁNGUAS - não tem similar no catolicismo O Grande Orixá IFÁ - não tem similar no catolicismo (Deus das coisas ocultas) ERZULIE, Deusa da fecundidade, (nasceu no Haiti) IBO-LELÉ, AGOUETARROYO, SIMBY-EN-DEUX-EAUX, BARON-SAMEDI (Deuses dos mortos e dos cemitérios, orixais favoritos da Magia Negra) LEGBÁS, Orixa das esquinas e despachos, equivalente ao Exú no Brasil HEVIOSSOS, Deus dos raios e trovões, equivalente ao XANGÔ dos Iorundas, Brasil.

O VODU é praticado a noite, numa cabana denominada Haumfort, nas paredes são desenhados símbolos divinos, como serpentes de Aida Oueda, o coração quadriculado de Erzulie, o Barco de Agouet-Arrroyo, e símbolos dos Oguns, e o nome do sacerdote, um tipo de pai de santo, denominado Hougan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário